Utilidade Pública

Dicas e orientações ao cidadão

O abastecimento de água e esgotamento sanitário são essenciais para a promoção da saúde e da qualidade de vida. O SAMAE proporciona esses serviços públicos garantindo o conforto e contribuindo para a sustentabilidade ambiental.
Cada cidadão também desempenha um papel importante nesse processo, confira algumas dicas e orientações importantes que buscam a economia, a manutenção e a garantia dos recursos.


Limpando a caixa d'água

Uma caixa d’água suja pode ser um perigo para você e sua família!

Temos a segurança que a água tratada fornecida pelo SAMAE de nossa cidade é pura e potável, mas esta mesma água pode estar sendo contaminada na sua caixa d’água, perdendo-se assim todo o trabalho do SAMAE e oferecendo assim risco a sua saúde.

Limpar sua caixa não é nenhum bicho de sete cabeças, é simples e o beneficio é imediato!

Passo a passo para limpar sua caixa d'água

1º - Feche o registro e consuma a água do reservatório até sobrar um palmo. Com essa quantidade, use uma escova para esfregar as paredes, começando pela parte mais limpa da caixa.

2º - Após a limpeza, coloque 100 litros de água no reservatório (dez baldes), acrescente 200 ml (um copo americano) de hipoclorito de sódio e misture. Respeite a proporção para não haver contaminação da caixa. Não se esqueça de usar uma máscara nessa etapa.

3º - Boia, flanges e conexões também devem receber a mesma atenção para a higienização. Amarre a boia para o alto, o que permite que o registro fique aberto para abastecer o restante da casa.

4º - Esfregue as paredes e fundo da caixa, a água deve ser retirada com ajuda de um balde ou copo de plásticos. Não use itens de vidro para evitar contaminação se houver quebra do mesmo.

5º - Com um vaporizador ou a parte amarela de uma esponja para louça, espalhe pelas laterais a mistura por duas horas seguidas. Tanto as peças de fibro-cimento como as de fibra de vidro e polietileno podem receber o produto que eliminará bactérias e micro-organismos.

6º - É preciso que o reservatório fique totalmente seco e que todos os resíduos do fundo da caixa sejam retirados. Um pano pode ser usado para auxiliar a retirar totalmente a água do local.

7º - O líquido com o produto químico poderá ser liberado pelos canos para a higienização dos mesmos. Em seguida, a caixa poderá receber nova remessa de água. Não se esqueça de repetir todo o processo na tampa e se certificar do fechamento correto do reservatório.

O vazamento invisível

Muitos usuários ao receberem suas faturas de água se assustam com o valor, e ao verem o consumo notam que está bem acima da média que era consumida anteriormente.

O que pode estar acontecendo?

Quando os funcionários do SAMAE fazem a leitura do seu consumo mensal e constatam grande diferença de consumo, é enviado ao usuário um comunicado para que seja verificado seu encanamento interno. A seguir um exemplo de como o usuário pode fazer esta verificação:

Alguns vazamentos são difíceis de serem notados, pois se encontram embaixo de calçadas, pisos e dentro das paredes. Nem sempre a água aparece para mostrar que ali tem vazamento.

Neste exemplo o vazamento só apareceu após quebra do azulejo, o problema estava em um T que emenda os canos.

Todos os direitos reservados - Samae

desenvolvido