Notícias

SAMAE ALERTA: Acúmulo de gordura causa obstrução na rede de esgoto

24/08/2021

O Samae trabalha constantemente na desobstrução de redes coletoras de esgoto devido ao grande acúmulo de gordura. O óleo de cozinha na tubulação, por exemplo, é um inimigo silencioso. Com o tempo, ele fica petrificado e acarreta na obstrução da rede.

Inúmeros problemas podem ser provocados pelo entupimento da rede de esgoto, que vão desde o extravasamento com o retorno do esgoto para as residências, até a ruptura das tubulações, o que representa um prejuízo e tanto para o correto funcionamento do sistema de saneamento da sua cidade.

Para evitar a entupimento na rede coletora, bem como danos ao meio ambiente, toda residência deve ter uma caixa de gordura, com mecanismo de retenção da gordura na superfície. A limpeza da caixa deverá ser realizada semanalmente ou mensalmente, dependendo da quantidade de resíduo produzido por cada consumidor.

E é muito importante que ao limpar a caixa de gordura, os resíduos sólidos não sejam jogados na rede coletora de esgoto. Você pode colocar os dejetos em saco plástico forte e descartar no lixo doméstico.

O Samae reforça também que o óleo de cozinha usado, principal vilão do entupimento das redes, deve ser descartado corretamente. Você pode colocar numa garrafa pet, por exemplo, e entregar na Autarquia que dá o destino correto. Ao entregar seu óleo de cozinha usado no Samae, você contribui com o meio ambiente e ainda leva para casa gratuitamente uma barra de sabão e um detergente.

 

Todos os direitos reservados - Samae

desenvolvido