Notícias

Você sabia que a rede que coleta o esgoto em nossas residências não é a mesma responsável por drenar a água da chuva?

22/01/2024

Você sabia que a rede que coleta o esgoto em nossas residências não é a mesma responsável por drenar a água da chuva?

É importante considerar a distinção fundamental entre os sistemas de coleta de esgoto residencial e a drenagem pluvial, uma vez que estes operam de maneira independente para garantir a eficácia e a segurança do saneamento urbano.

Residências: Quando você dá descarga, lava a louça, lava roupas ou toma banho, a água é levada pela tubulação até a rede de esgoto. Essa rede tem a função de levar os resíduos ao tratamento adequado, a fim de evitar a poluição ambiental e doenças.

Quando o esgoto residencial é ligado de forma incorreta na tubulação pluvial, pode ocasionar problemas com contaminação dos rios e mau cheiro que acaba saindo pelas bocas de lobo, além de se espalhar pelo ar.

Chuva: A água da chuva segue um caminho diferente do esgoto. Ela é coletada por bueiros e tubulações separadas, indo diretamente para rios, lagos ou o mar. Isso evita enchentes e alagamentos.

Quando ligado de forma incorreta na rede coletora de esgoto, pode fazer com que o esgoto retorne para dentro das residências pela rede não dar conta do volume de água neste período.

Samae Campos Novos: Promovendo a qualidade de vida dos camponovenses!

.

.

.

#SAMAE #CamposNovos #SaneamentoBásico #CuidandoDoMeioAmbiente #EducaçãoAmbiental

Todos os direitos reservados - Samae

desenvolvido