Notícias

Samae busca parcerias para a execução do projeto de Preservação do Lajeado Restingão

02/09/2021

Qual seria a sua reação se soubesse que não teríamos mais água potável no planeta? Muito provavelmente seria desesperadora, não é mesmo?! Felizmente ainda possuímos água potável para o consumo humano, porém, ano a ano o volume vem diminuindo consideravelmente, muito por causa do próprio homem, que polui, desmata e gasta de forma desnecessária.
 
Visando a preservação, o Samae tem buscado apoio para execução do projeto de proteção do manancial de abastecimento de água Lajeado do Restingão de Campos Novos. O Lajeado Restingão é o rio que abastece o município e requer uma recuperação contínua das áreas de preservação permanente em todo trecho do manancial.
 
Em 2020, alguns órgãos e entidades ligadas ao tema estiveram reunidos na para discutir a preservação da Bacia Hidrográfica do Lajeado Restingão. Em comum consenso, ficou estabelecido que o primeiro passo era demarcar toda a Área de Preservação Permanente (APP), o que consiste em aproximadamente 26 Km de cerca. E agora por meio do Diretor da Autarquia Alexandre Kunen e toda sua equipe, buscam-se parceria para a preservação do manancial. Vale ressaltar que de acordo com as leis 12.651/2012 e 9.605/1988, é CRIME desmatar, ocupar e jogar lixo nas APPs, sujeito à multa, embargo e detenção.

Todos os direitos reservados - Samae

desenvolvido