Notícias

SAMAE avança na busca de 100% de cobertura em saneamento básico

09/06/2021

Mais uma obra está sendo executada pelo SAMAE de Campos Novos para cobertura de esgotamento sanitário no município, no Bairro Ernesto Zortéa.

 

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto, juntamente com a Administração Municipal, trabalha em busca de 100% de esgoto coletado e tratado, percentual que se aproxima de ser alcançado, mantendo Campos Novos como referência em nível de estado e no país, em saneamento básico.  

 

O município já está próximo de 90% de cobertura de esgotamento sanitário, um avanço, tendo em vista que de acordo com o Ranking do Saneamento Básico de 2020 do Instituto Trata Brasil, 46,85% da população brasileira não tem coleta de esgoto e apenas 46% do esgoto coletado recebe tratamento adequado, uma triste realidade.

 

Entre os benefícios de ampliar o acesso da população ao esgoto tratado estão as melhorias nas taxas médias de internações pelas doenças causadas pela falta de saneamento básico, como diarreia, febre tifoide, cólera, infecções intestinais bacterianas, entre outras.

 

Além disso, o tratamento do esgoto evita infiltrações de águas poluídas que acabam contaminando o solo, atingindo reservas naturais subterrâneas de águas, que podem ter sua pureza comprometida.

Todos os direitos reservados - Samae

desenvolvido