Notícias

Perfuração de poço tubular profundo para captação de água no sistema aquífero Guarani

03/12/2020

Perfuração de poço tubular profundo para captação de água no sistema aquífero Guarani

  

Ano

População urbana

 (hab)

2000

21.044

2010

25.866

2020

30.573 (estimado)

Fonte: IBGE

A população da área urbana do município de Campo Novos vem apresentando um crescimento considerável nos últimos anos. Segundo dados do IBGE, de 2000 para 2010 a população teve um aumento de aproximadamente 23%, e com isso surge a necessidade de procurar alternativas para o abastecimento de água no perímetro urbano. Segundo a projeção do IBGE, em 2020 Campos Novos conta com uma população de 36.556 habitantes.

Atualmente, há a expansão da cidade para a região norte, com ênfase em novos loteamentos em desenvolvimento. A implantação de uma nova captação de água visa, além de melhorar as atuais condições de abastecimento na área urbana, reduzindo a pressão sobre o lajeado Restingão, atender às regiões que estão em crescimento em Campos Novos, garantindo dessa forma o abastecimento futuro da cidade.

O abastecimento público de água atualmente é feito através da captação de água superficial somente do manancial lajeado Restingão, o que causa preocupação em época de estiagem, uma vez que, caso esta perdure por muito tempo, pode gerar a necessidade de adoção de um racionamento de água, com forte impacto no conforto da população.

Dentre as alternativas existentes a opção pela captação de água através de poço profundo demonstrou-se como a de maior viabilidade técnica e econômica, em face da baixa qualidade das nossas águas de superfície e do alto investimento, principalmente em tratamento.

O projeto técnico elaborado pelo SAMAE estima a produção de 6.000.000 l/dia de água subterrânea de boa qualidade para atender o abastecimento humano, tendo o poço tubular um regime de operação de 24 horas diárias.

No momento, o SAMAE está pleiteando uma área junto à EPAGRI localizada no bairro Boa Vista, para então dar seguimento a realização do projeto.

Todos os direitos reservados - Samae

desenvolvido